25 de maio de 2007

Dois poemas

Elegia a Bandeira

Quando cheguei em Pasárgada
o rei não quis me receber,
mandou a guarda me dizer
que nunca ouvira falar de mim.

Saí banzando pelas ruas
tão parecidas com todas as ruas
de qualquer cidade do mundo,
sujas com suas putas feias.

O hotel que eu queria
não tinha mais vaga;
dormi numa cama dura
de um quarto qualquer, no vigésimo andar.

E, no meio da noite,
acordei triste, angustiado
com vontade de me matar.
Aí eu abri a janela e fiquei olhando a noite silenciosa.

Luis


Cataléptico

Se eu morresse, não amanhã,
mas hoje, agora, neste exato instante,
e renascesse amanhã, ou depois,
ou daqui a dois meses, ou anos,
quem viria fechar meus olhos?

Por quanto tempo fechados ficariam
e, principalmente,
quem os abriria,
ou quem estaria diante de mim
quando eu os reabrisse.

Quanto tempo morreria eu?
para que pudesse,
no momento exato em que reabrisse os olhos,
ter você diante de mim, meu bem,
você e ninguém mais…

E eu te veria mais bela
e você me veria mais belo
e o abraço seria eterno
para eterna reconciliação.

Mas estou vivo, ainda,
e cheio de medos.
E se eu morrer, meu bem,
por quanto tempo seja,
você não vem abrir meus olhos
nem eu jamais os teria abertos.

Luis

3 comentários:

Ciro disse...

Gostei mais do segundo do que do primeiro. Esse "Cataléptico" traz uma coisa legal, que não é exatamente esse drama solitário que aparece no final, mas sim esses questionamentos sobre quanto tempo você se manteria morto... o que aconteceria com o mundo ao seu redor, etc. Gostos de pensar em efeitos de suspensão da realidade.

Já o primeiro, apesar de bem humorado, parece que nasceu um pouco velho...

Mas e aí? Vem mais coisa?

Luis disse...

estou devagar, cirux. muito devagar...

Thiago Cavalcante disse...

A morte trazendo a vida.

A frustração reerguendo sonhos.


"O tempo não pára" ...